Tráfego é imprescindível ao seu Negócio Digital

TRÁFEGO é indispensável. Essa é a lição mais dura de ser aprendida.

Tráfego: Se você vai começar um negócio digital e se você já sabe por onde começar, a primeira coisa é estudar tráfego. Não tem como você ter um negócio digital ou qualquer negócio, se você não tiver pessoas que comprem de você. Se você não compreender qual é o movimento desse seu cliente ideal, se você não souber quais são as expectativas dele, se você não testar campanhas, se você não testar estratégias para atrair essas pessoas.

Tráfego é TUDO dentro de um negócio.

Imagina você abrir uma loja em uma rua onde ninguém passa? Posso te contar o que vai acontecer? Bom, já dá para imaginar. Em pouco tempo, certamente o seu negócio vai à falência. Ele não vai acontecer. Pois é, no mercado digital acontece exatamente a mesma coisa.

A primeira coisa com que você tem que se preocupar é com tráfego.

Como atrair as pessoas, identificar quem são as pessoas ideais para o seu negócio. Essa primeira lição, ela é super importante, porque regra geral esperamos que uma estrutura esteja toda montada para depois começar a pensar em tráfego.

Taí. Se eu tivesse começando hoje eu já começaria estudando tráfego.

Com certeza, eu tenderia a me preocupar mais com as estratégias para poder atrair e mostrar para esse meu potencial cliente que eu tenho muito a oferecer para ele. E, ainda, que esse muito é algo que ele pode aplicar, imediatamente, no cotidiano dele. Não entrego apenas um produto, é uma solução real para um problema concreto desse cliente potencial.

O TRÁFEGO representa o alcance do seu negócio.

Quando você faz o primeiro mapa da empatia ou quando você faz o primeiro desenho da sua persona, ela é sobre você, e não necessariamente sobre essa persona. O objetivo é que você, a partir dos testes de campanha, a partir dos testes de conteúdo, você faça um desenho que corresponda a ao cliente que você atrai. Assim você vai identificar, qual é o cliente que o seu produto ou serviço atrai, para quem é interessante tudo isso.

A partir daí, é identificar as fontes de tráfego. Só assim, você vai conseguir montar uma estratégia que gere resultado. Se você não cuidar do tráfego desde o começo, terá que parar em algum momento para fazer os ajustes.

Comece com TRÁFEGO ORGÂNICO e coloque como META o tráfego pago.

Tráfego orgânico ou pago?

Essa foi uma das lições aprendidas no meu negócio. Fala sobre o que eu poderia ter feito ao longo desses cinco anos, e que no início considerei que poderia deixar para depois. Se alguém tivesse me alertado, os tropeços que eu tive durante o caminho seriam mínimos.

Hoje, com a maturidade que eu tenho do meu negócio e com a experiência que eu adquiri, aplicando as estratégias de marketing digital, marketing de conteúdo, e marketing de aprendizagem, olho para trás e vejo onde posso contribuir para o SEU NEGÓCIO.

Aprender sobre como gerar tráfego para o seu negócio vem antes de tudo.

Quando olho minha trajetória até aqui, penso como eu posso te dar uma dica para que você evite esses obstáculos. Evite tropeçar em algumas pedras que podem se tornar muralhas. E uma dessas pedrinhas que podem te derrubam é o tráfego.

Se você tem que começar de algum lugar, comece pelo tráfego.

Independente de qual seja a sua escolha, em termos de estratégia de lançamento, de posicionamento, de criação de autoridade, se você está desenvolvendo um curso online, um infoproduto ou um serviço digital… Em toda e qualquer situação, você vai sim necessitar de tráfego.

Você vai ter que entender qual é o público que você atrai, e como você atrai o seu público. Logo, a primeira lição aprendida: Tirar sempre um pouquinho do seu investimento para mensalmente trabalhar o seu tráfego.

Faça segmentação inicial e entenda como gerar tráfego para seu negócio.

Hastags de sucesso

Assim, na hora que você necessitar aplicar efetivamente em campanha paga, você tem toda sua estratégia definida, e já sabe para qual público você pode direcionar. Esse público tende a te dar uma resposta positiva, porque você já trabalhou com ele. Você:

  • Fez a segmentação de perfil
  • Identificou onde ele se encontra: redes sociais, sites, comunidades
  • Estudou suas especifidades
  • Levantou suas dores, desejos e sua medida de sucesso
  • Reconheceu suas expectativas
  • Trabalhou o mapa de empatia
E com isso, você:
  • Identificou as tags
  • Selecionou as palavras chave, que chamam esse público
  • Sabe quais termos deve utilizar na sua copy
  • Identificou as palavras positivas e negativas que geram reação
  • Sabe qual é a estrutura dessa copy
  • Identificou qual é a melhor headline, a sua manchete
  • Reconhece o tipo de imagem que atrai o seu público, e
  • Como que esse público se identifica com a sua fala

Se você está começando agora, depois que você definir o seu tema, mapear o seu nicho, mapear inicialmente quem seria o seu avatar, porque essa decisão inicial é sua, o próximo passo é tráfego.

Você vai trabalhar para entender como funciona o tráfego.

Você vai identificar como que a sua potencial concorrência ou sua concorrência direta ou mesmo a transversal, trabalha com tráfego. Você vai reservar o investimento mensal para poder entender o seu tráfego, para construir as suas métricas para e trabalhar com essas métricas.

Conhecer bem o tráfego, ajudará nas escolhas sobre seus produtos a serem criados, a trilha que você irá construir, sua esteira de produtos e soluções, bem como identificar a transformação que você entrega e quão efetiva ela é para seu cliente.

Só contrate um gestor de tráfego quando você já tiver dado os primeiros passos.

Primeiro entenda a base do funcionamento do tráfego orgânico e do tráfego pago. Segmente o perfil do seu cliente. Realize testes para formar o seu público. Gere atração com conteúdos gratuitos, antes de pensar em fazer vendas diretas.

Lembre-se que existem tráfegos diferentes… e o ÚNICO que você controla, é o que você faz por meio das listas que você gerou com recompensas, ações gratuitas ou pagas. Você não controla o tráfego das redes sociais, porque não controla os algoritmos que as regem, e não controla quem chega organicamente às suas redes.

Se eu fosse começar hoje… meu primeiro investimento seria em TRÁFEGO.