Recompensa Digital

Hoje eu estou aqui para falar sobre RECOMPENSA DIGITAL, para que você possa atrair seu potencial cliente.

É aí que entram as recompensas. Chamamos de recompensa, por ser o presente que você entrega ao seu potencial cliente por ele se cadastrar na sua lista de e-mails ou no seu grupo. É reciprocidade, uma troca entre você e seu potencial cliente. Você vai entregar um presente e ele entregará seus dados pessoais para que possa se comunicar com ele.

Como presentear?

Escolhendo o presente

E que presente vai ser esse? Pode ser um e-book, pode ser uma videoaula, pode ser um infográfico, de repente uma planilha, um template. Tudo depende de qual é o tema do seu curso, ou qual é a estratégia de negócio que você está desenvolvendo. A questão está em você conhecer bem o perfil do seu público e criar valor para este perfil.

Disponibilizar para seu potencial cliente, algo que você acredita que vai resolver o problema dele, não é a recompensa. Recompensas são entregas que promovem pequenas vitórias. Assim, com aquela recompensa o seu potencial cliente já consegue começar a resolver o problema, ou entender que para aquele problema existe uma solução. E essa solução precisa ser viável.

Mas, atenção!

Não adianta você disponibilizar o que representa um Boeing para alguém que ainda não sabe nem pilotar um monomotor. Quando você vai criar a sua recompensa, você deve pensar onde o seu potencial cliente está, no funil de vendas.

Será ele apenas um visitante? Aquele que está passando bem aí na frente da sua vitrine, mas ainda nem entrou, não olhou, não sabe exatamente o que quer? Será ele aquela pessoa meio perdida que está simplesmente buscando algo sobre o tema? Pois é, para esta pessoa, em especial, é que você precisa gerar empatia. Não adianta só você entregar um conteúdo e ponto final.

Contando histórias….

Primeiro você faz com que ela identifique-se com a sua forma de comunicar com a sua entrega, para depois apresentar algo que seja mais detalhado, ou até mais específico. Nesse momento inicial, é ótimo você contar histórias. Histórias conectam e geram identificação. Ou você pode trazer recompensas que tenham histórias embutidas nela.

Só que de repente você está lidando com pessoas que já estão em um ponto um pouco mais avançado do processo. São potenciais clientes que entendem que têm o problema e sabem que para esse problema existe uma solução. E essa pessoa ela só não sabe, ou não decidiu ainda, por onde ela vai começar e qual será a solução que ela vai escolher.

Para essas pessoas, funciona muito bem você trabalhar um passo a passo, ou um grupo, ou até mesmo um mapa mental, trazendo uma estrutura com um plano de ação para que a pessoa começa a se orientar. Saiba que tem muitos experts que entregam até a cereja do bolo de forma a trazer algo que seja extraordinário.

Entregas precisam ser consistentes

O que você precisa lembrar é que entregas gratuitas é parte do processo. Essas entregas não matam o seu produto. Se você fizer uma entrega que seja consistente, coerente e que seja o que antecede o seu produto, ou serviço a ser prestado, você está apontando um caminho. Preste atenção que o essencial é que você escolha um tema que renda assunto para 365 dias no ano. A partir daí, você pode fazer  entregas específicas, produzir conteúdo de valor, trazer diferencial em formatos e mídias e continuar agregando ao seu curso ou serviço.

Trabalhando as recompensas o ano inteiro

Agora, que seja dado o alerta: se o seu conteúdo não puder ser trabalhado nos 365 dias do ano, repense sua abordagem, repense o tema central e a sua entrega. Sua recompensa pode entregar partes do processo, ou até pequenos processos, e mesmo assim você manter o valor do seu curso. Afinal, para que o problema se resolva por completo, existem várias entrelinhas e várias coisas que precisam ser ajustadas.

Não é só conteúdo, não é só estratégia e nem só ferramenta. Minha dica é que você fique atento à produção da recompensa ou das recompensas (você vai, sim, precisar de várias). É importante que sua recompensa vá além da simples captura de e-mails. Atrair o potencial cliente para que ele se inscreva na sua lista é essencial. Mais importante, porém, é que ele permaneça com você e continue engajado em consumir suas entregas gratuitas.

E qual a recompensa IDEAL?

Vai depenser do formato e mídia que o seu potencial cliente prefere. Você sabe como ele prefere receber os seus conteúdos?

Podemos pensar em vários formatos: e-book, infográfico, checklist, mapa mental, quiz, templates, slides, white paper, artigos, glossário, planilha (pré formatada), quadro comparativo, relatório, audiobook, podcast, playlist, vídeo de conteúdos, web série, videoaula, exemplos, modelos…. e muito mais.

O ideal para o meu cliente pode não para o seu. contudo vale uma regra SIMPLES: sempre entregue muito valor.

Mais e mais listas!

E que essas entregas despertem nesse potencial cliente o desejo de compra. Se você pretende gerar vendas constantes para o seu negócio, você, também, tem que ter entradas constantes de pessoas para renovação da sua lista. Para fazer essa renovação, as recompensas são importantes. Podem ser recompensas entregues ao vivo como num webinário, ou numa live. Desde que seja feito um cadastro para que seja feita uma entrega maior.

O cadastro inicial é a porta de entrada para que você possa começar a gerar relacionamento e você possa continuar a fazer sua lista crescer. Esse é o objetivo: construir listas. Construir listas que gerem valor para esse potencial cliente considerando o ponto da jornada em que ele está.

A venda do seu curso, produto ou serviço é uma consequência desse engajamento. Uma consequência natural da sua compreensão do nível de consciência desse potencial cliente, do entendimento do ponto da jornada do consumidor em que ele se encontra.  

Então, mãos à obra e comece já, a escutar seu cliente para poder construir recompensas para ele. Construir uma recompensa de valor, que gere pequenas vitórias. Você vai ter várias recompensas no seu negócio. Recompensas para o negócio como um todo. Recompensas para produtos específicos. Recompensas para ações de venda, ações promocionais, ações de reconhecimento. Recompensas que podem ser entregues como bônus em seus cursos. Você vai ter vários eventos e momentos sendo trabalhados.