10 Leituras Indispensáveis ao Empreendedor de Visão

Quais os livros que você irá priorizar este ano? Que leituras podem fazer a diferença no momento em que você está? Como empreendedor, você precisa acompanhar as tendências e a atualização de estratégias.

Imagina… se as redes sociais, vira e mexe, estabelecem novas regras para as interações e distribuições de conteúdos na rede, o que diremos das demais tecnologias e estratégias que visam posicionamento, alavancagem e vendas no ambiente online.

Como você sabe, empreender é mais que ter atitude e sair fazendo. Para ter direcionamento é importante. Conhecer os possíveis caminhos faz a diferença…. Mas fique atento, saber fazer não indica absolutamente nada. Você precisa ter atitude e colocar em prática.

Resolvi então selecionar 10 leituras indispensáveis para o empreendedor de visão

Muitos outros livros integram esta lista… Só em 2017, foram quase 30 livros. Então fiz uma seleção prévia e depois trabalhei com minha equipe para votarmos quais seriam os top, pensando nos vários estágios do processo empreendedor. Trabalhei com referências com base em temas chave

Nem ouse dizer que foi fácil…. porque queria mesmo dar-lhe a oportunidade de conhecer todos os livros aos quais tive acesso. Por isso criei o DICAS DE CABECEIRA, onde sempre falo um pouquinho e deixo uma dica pontual da maioria destas leituras. Algumas dicas vão direto ao ponto, enquanto outras são transversais. São aquelas que nos impulsionam e fazem com que tenhamos a atitude que precisamos ter no momento de partir para a ação.

Então vamos lá… Esta é a minha contribuição para você neste início de 2018. São minhas indicações das 10 leituras indispensáveis para o empreendedor de visão.

  1. Roube como um Artista – Austin Kleon

roube-como-um-artitstaNada de achar que só sendo um gênio é possível ser criativo. Kleon desmistifica esta ideia. Afinal o que você precisa mesmo é SER AUTÊNTICO. Este livro traz dicas, sacadas e lições importante para a vida e para os seus negócios. Ninguém está aqui para reinventar a roda. Assim como nos inspiramos no trabalho de outras pessoas, também somos inspiração para nossos clientes e nossa audiência.

Para podemos nos posicionar no digital, precisamos nos destacar e para isso a criatividade é TUDO! Então, aqui, está uma ótima oportunidade para você entrar em contato com seu lado criativo.  Esse livro é realmente uma DICA DE CABECEIRA. Não precisa ser lido de uma vez só, mas pode ser continuamente revisitado e consultado.

2. A mente de vendas – Helen Kensett

a-mente-de-vendasVocê já parou para pensar que praticamente tudo o que fazemos e com o que nos envolvemos está relacionado com VENDAS. Seja direta ou indiretamente estamos sempre vendendo algo, seja este tangível ou não.

Helen Kensett reuniu sua experiência com bases da psicologia, mindfulness e história cultural. O livro vale para qualquer área. As ferramentas apresentadas ajudam você a: ter foco e mais produtividade, reunir conhecimento sobre seu cliente e seu nicho, ter comunicação clara, entender a cabeça do cliente e como você pode tornar uma oferta irresistível, assim como identificar a hora de fechar o negócio.

Então comece já a fazer uma REVOLUÇÃO nos seus resultados. Escolha qualquer uma das ferramentas para poder começar a testar. O que não dá é para você ficar parado esperando que outros testem e obtenham resultados por você..

Esta é a DICA DE CABECEIRA precisosa. Um livro que pode ser usado em diferentes contextos e situações e que fará você pensar em todos os processos de venda com que você diariamente se envolve.

3. O ponto de Equilíbrio – Christiane Carter

o-ponto-de-equilibrioSe SER AUTÊNTICO e SABER VENDER são importantes, imagina o quão necessário é que você encontre o SEU PONTO DE EQUILÍBRIO.

Você já descobriu como unir suas paixões, sua vocação e seu trabalho? Segundo Christine Carter, são estas 3 forças que, quando combinadas, nos dão entusiasmo e serenidade para enfrentar qualquer situação. Pois é… a autora testou em si mesma várias técnicas diferentes e combinadas e no final descobriu que o ponto de equilíbrio estava mais próximo do que tudo o que era miraculosamente prometido.

Para fazermos nossos negócios prosperaram, nós precisamos prosperar! E encontrar este PONTO DE EQUILÍBRIO é quase vital, pois é onde você é capaz de fazer mais se esforçando menos.

Quer uma super DICA DE CABECEIRA? Comece instituindo micro hábitos que venham a converter tensão em energia criativa. Traga emoções positivas para o seu dia, deixe de ser multitarefa e ganhe eficiência, aprenda a dizer “não”…. claro que muitas dessas coisas você já sabe, portanto deixe este livro sempre a mão para lembrar-se SEMPRE.

“Nossa vida é um conjunto de engrenagens de diferentes tamanhos. Em geral, tentamos melhorá-la modificando as peças maiores: casando ou divorciando, mudando para outra cidade ou pedindo demissão. Às vezes é mesmo necessário girar esse mecanismo. Mas as engrenagens maiores são difíceis de mover. Este livro vai ajudar você a mudar as menores, aquelas que correm com relativa facilidade. E, como todas estão interligadas, ao ajustarmos uma engrenagem menor, as maiores também se moverão – e sem esforço.” – Christine Carter

4. START – Jonacuff

startSe você está com MEDO, vai com medo assim mesmo. Seja INCRÍVEL.  Tenho certeza de que você não quer ser SOMENTE MAIS UM no meio da multidão. O mundo está cheio de gente na MÉDIA, afinal é fácil ser mediano, é só não fazer NADA.

Tudo tem um ponto de partida, nos negócios não seria diferente. O caminho que se propõe é DESAFIADOR, não esperava menos que isso. Mas é isso, START traz instruções práticas e eficazes para que você alcance satisfação pessoal e profissional. Está esperando o quê??? Go…go…go…

Se você quer se dedicar à sua VERDADEIRA PAIXÃO, fica aí esta DICA DE CABECEIRA imprescindível para esta jornada de empreender-se na vida e nos negócios.

5. Nocaute – Gary Vaynerchuk

nocauteDesenvolver conteúdos de qualidade é o primeiro passo. Para ganhar AUTORIDADE é preciso fazer este conteúdo circular. E aí que você precisa diversificar no uso de mídias e nas peças produzidas para engajamento e encantamento.

As redes sociais são CHAVE no alcance da audiência.

Gary Vaynerchuk ensina como você dever aprender a dar JABS (realizar interações que fazem o consumidor rir, pensar, brincar, sentir-se valorizado ou escapar das chateações da vida) em vez de só desferirem GANCHOS DE DIREITA (aplicar as calls to action).E o que você ganha? A proposta é fazer com que você chegue logo ao NOCAUTE (ou seja, feche a venda!).

O foco de Gary são as redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Snapchat, Vine e Google+. Vou deixar aqui sua DICA DE CABECEIRA… o cara é muito FERA, e foi extremamente persistente para chegar onde chegou. Então deixa ele te guiar por meio dos erros e acertos…

6. Pré-Suasão – Robert B. Cialdini, Ph.D 

pre-suasaospero que mesmo antes de começar a interessar-se por este livro, você já tenha se convencido que esta é um excelente DICA DE CABECEIRA.  Acredito que AS ARMAS DA PERSUASÃO deram motivos de sobra para você concordar comigo.

Tornar-se um mestre da persuasão envolve mais do que focar apenas na MENSAGEM que se comunica. Tudo começa bem antes. Cialdini, após realizar rigorosas pesquisas, mostra que a maneira mais fácil de convencer alguém a aceitar uma ideia é tirar proveito da janela de tempo anterior à sua apresentação.

Isso mesmo! Você convence a pessoa ANTES mesmo de apre3sentar para ela sua ideia. Você está preparado para fazer uso desta janela e criar um ambiente propício para exercer influência?

7. Marketing de Conteúdo – Rafael Rez

marketing-de-conteudoDe nada adianta você conhecer “n” estratégias de marketing digital se você não souber como fazer um bom MARKETING DE CONTEÚDO. Lidamos diariamente com pessoas. Buscamos descobrir suas dores, desejos, expectativas para poder entregar a elas o que elas querem receber de nós. E com esta informação partimos para a PRODUÇÃO DE CONTEÚDO.

Focamos em entregar conteúdos gratuitos de valor e construir relacionamentos. Esta é a base para a atração do interesse destes potenciais clientes. AUMENTAR SUAS VENDAS passa pela construção e distribuição de conteúdos. Nada de fazer isso de forma pulverizada.

A minha DICA DE CABECEIRA é que você siga o PASSO A PASSO proposto pelo Rafael Rez e depois É COM VOCÊ. Faça a SUA PARTE e entregue o seu melhor.

8. A Única Coisa – Gary Keller; Jay Papasam

a-unica-coisaPara dar o primeiro passo, você precisa de ATITUTE. Para continuar nos próximos passos, você precisa de FOCO. O que é REALMENTE importante para você, para a sua vida? Já parou para pensar? Não dá para ser TUDO!

DICA DE CABECEIRA: Você precisa de uma só coisa. UMA meta, UMA ideia, UM desejo. Faça acontecer!!!

E, portanto, é preciso FOCO. Uma única escolha. Ter FOCO pode trazer resultados realmente incríveis, mas é preciso saber como fazer esta escolha ÚNICA. Se você tem este FOCO e encontrou SEU PONTO DE EQUILÍBRIO… ninguém te segura.

9. De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem um Pouco –  Linda Rottenberg

De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem um PoucoSe você identificou o seu PARA QUÊ e o seu POR QUE é hora colocar as mãos na massa.

Conhecer na Prática a trajetória de UM EMPREENDEDOR (e veja que não estou dizendo que Linda é um empreendedor qualquer…. rsrsrsrs… longe disso). Ela foi chamada de louca quando pensou em ajudar os empreendedores. Para ela, porém, ser chamada de louca é um elogio.

Com ela, você vai aprender a ser visionário com os pés no chão. Parece IMPOSSÍVEL? Bem…. se você ACREDITAR em VOCÊ, tudo pode estar ao seu alcance.

Toda trajetória tem altos e baixos. Minha DICA DE CABECEIRA: Se o caminho está fácil demais, certamente você pegou o caminho errado.

10. Sprint – Jake Knapp

sprintTirar uma ideia do papel em 5 dias! Metodologia ágil, assertiva, objetiva, clara e direto ao ponto. Testado e comprovado. Vai esperar mais o quê?

LEMBRE-SE: Nada adianta SABER o que fazer. Você precisa colocar em PRÁTICA e fazer de fato. E este não é o primeiro livro que me leva a falar deste jeito com você. Sabe por quê? De nada me adiantaria estudar e conhecer diferentes metodologias e estratégias, se eu não estiver disposta a testar cada uma delas nos meus e nos seus negócios. E se você é do tipo que se perde no processo… o SPRINT é a melhor saída!

Mudar de método o tempo todo não leva você a lugar algum. Escolha 1 com o qual se identifique e FAÇA! Dedicação e foco… ficar cozinhando uma ideia em banho maria é dar oportunidade a outros de aplicá-la.

DICA DE CABECEIRA: Desde que passei a aplicar o SPRINT me apaixonei… Convido você a se apaixonar também por esta metodologia ágil.

 

Minha proposta era trazer 10 leituras indispensáveis para o empreendedor de visão e trouxe… Só que resolvi que não dá para deixar de fora um CLÁSSICO. Sempre revisito o MITO! Para mim é mais que um LIVRO DE CABECEIRA é um ALERTA diário para que você não seja engolido pelo desequilíbrio de suas ações dentro do seu negócio… mesmo quando você aplica táticas certeiras para fazê-lo crescer.

 

  • O Mito do Empreendedor – Michael E. Gerber

o-mito-do-empreendedorFicar atento para não ser engolido pelo mito empreendedor. Existe algo impulsivo dentro de cada um ao tentar ser o TÉCNICO, o GERENTE e o EMPREENDEDOR visionário.

Este é um PONTO CEGO de quem está começando. Querer fazer tudo sozinho, por achar que só assim o SEU NEGÓCIO terá realmente a SUA CARA… Então que não tenha! Já vou te avisar antes de você começar, não tente PORQUE VOCÊ não precisa fazer tudo sozinho.

Quer transformar uma BOA IDEIA em um Negócio? E fazer deste Negócio um Empreendimento de Sucesso? Comece sua leitura por AQUI!!!


Está sem tempo pra ler?

Muitas pessoas dizem não ter tempo para conseguir ler tantas indicações de livros (…não que esse seja o meu caso, pois leio todos e sou viciada em comprar livros físicos! Praticamente uma “rata” de livraria! hehehe!).

Se você é desses que não tem tempo pra ler nem o prefácio do livro, vai aqui uma dica: invista em MICROBOOKS!

Já imaginou ler 4 livros em um dia? Pois é, com o 12minutos isso é possível!

Além de poder ler as melhores ideias do livros de não ficção,…

…descobrir novos padrões e tendências com os melhores autores,…

…desenvolver novas habilidades para a sua vida pessoal ou profissional,…

…você vai poder ouvir em qualquer lugar, a qualquer tempo!

No metrô, no carro ou mesmo durante a sua corrida matinal. Usando assim suas horas vagas para aprender!

Ou seja, não tem mais desculpa que não tem tempo para ler.

E já são mais de 200 Microbooks no 12minutos, e são adicionados entre 12 a 15 novos por mês.

E para começar, vai aqui o link dos livros que citei acima para você experimentar e degustar o 12minutos:

Boa leitura!!

12minutos