Nicho de Mercado: 5 Pontos Essenciais para Sua Identificação

Você já parou para pensar em que nicho do mercado digital pretende atuar? Se você ainda não começou a modelar seu negócio, ou está pensando qual seria a melhor área para investir, para tudo.

Vamos começar pelo caminho certo! Ou seja, vamos fazer logo de cara uma escolha consciente do nicho de mercado para que não se arrependa e descubra que perdeu alguns meses que poderiam ter sido revertidos em expansão do seu próprio mercado.

Vou trazer para você 5 pontos essenciais para que consiga identificar o nicho ideal para o seu negócio.

(1)  Mapeie o que você realmente gosta de fazer e quais são suas paixões

Entre suas paixões estará o maior potencial para seu nicho, porque é um nicho que você tem afinidade. Você terá mais prazer em investir, dedicar-se e em procurar oferecer mais por ser uma área pela qual você é apaixonado.

Empreender não é fácil, então precisa ser divertido, ser motivador… e se não for em uma área com a qual você se identifica fica mais complicado ainda.

(2) Identifique suas habilidades

Precisa aliar suas paixões com suas habilidades. Aliás, melhor pensar um pouco mais adiante. Mapeie suas competências (conhecimento – habilidade – atitude). Ao fazer este mapeamento identificará o que realmente tem chance de investir com determinação e objetividade. Suas habilidades devem estar relacionadas a conhecimentos de áreas especificas, que devem estar aliadas às suas paixões.

ATENÇÃO! Se estiver pensando em lançar um especialista, que não seja você mesmo, você precisará estar disposto a mergulhar na área dele, para poder entender o processo…. a não ser que queira ser somente um na equipe. Para somar de forma efetiva precisa ir além e garantir que possa contribuir colaborativamente com o processo.

 (3) Identifique a demanda do nicho potencial

É importante identificar se há demanda para o que pode oferecer ao nicho potencial. Não adianta nada ter uma ideia brilhante se não tiver pessoas que possam que estar realmente precisando do que tem para oferecer-lhes (mesmo que ainda não saibam disso). Pesquisar a demanda do nicho é essencial, mas não pode ser determinante.

Pense comigo: se escolher apenas pela existência de demanda, acabará odiando aquilo que faz! E se a demanda não existe, é uma excelente oportunidade para criá-la, mas para isso precisará de FOCO!

 (4) Liste os problemas potenciais do nicho escolhido

Depois de mapear suas paixões, identificar suas habilidades, identificar a demanda de nichos potenciais, preciso que faça uma escolha. Lembra: FOCO. Esta escolha deve refletir o que falei acima (paixão + conhecimento + habilidade + atitude), feita a primeira escolha, liste os possíveis problemas para os quais VOCÊ possa apresentar ou ter uma solução. As pessoas buscam soluções, mas nem sempre conseguem identificar o problema. Ok!

Você pode dizer que as pessoas também buscam por prazer, por satisfação…. mesmo assim estão procurando resolver um problema. Problemas não são ruins, são oportunidades latentes, oportunidades em potencial.  Após listar alguns problemas (que tal uns 10, rsrsrsrs – 10 é um bom ponto de partida), permita-se selecionar 1 ou 2. Não queira abraçar todos, afinal se assim o fizer acabara esgotando seu potencial.

 (5)  Fale com outras pessoas sobre suas ideias

Apresente suas escolhas, fale do que pretende, qual problema tem intenção de atacar e escute. Se acharem que está ficando LOUCO, você tem mais de 60% de chance de estar no caminho certo. Ideias inovadoras geralmente estão na contramão da correnteza. E ninguém disse que seria fácil, não é mesmo!!!

 

Boa sorte. Você deu o primeiro passo. Agora precisa partir para a AÇÃO!  Se você realmente prestou atenção em tudo o que lhe disse, está mais próximo do sucesso do que imagina. Agora mãos a obra porque nenhum negócio se constrói sozinho.

Vejo você no próximo post em que falarei sobre a definição do seu avatar, ou seja, do seu cliente em potencial. Vamos ver se você sabe exatamente quem será o foco dos seus produtos e serviços.