9 Ferramentas para Analisar o que Seu Público Consome e o Conteúdo da Sua Concorrência

Você sabe o que seu público lê na internet?  Como descobrir? Você sabe quais os temas são mais atrativo? Você tem ideia do que pode interessar mais para este perfil? Saiba que existem ferramentas que te ajudam nesta busca!

Já falei algumas vezes que é importante identificar o que seu público deseja e quer para depois entregar-lhe o que ele precisa. E se você está só começando a conhecer seu público potencial é preciso saber por onde começar a pesquisar.

Estar atento ao que está sendo postado nas redes sociais e saber o quê dentro da sua área mais atrai este perfil é fundamental para que possa produzir conteúdos que tenham o alcance que deseja.

Antecipe-se! Atraia o Perfil Ideal!

multitasking concept - apps in the hands
No marketing digital você pode utilizar-se de algumas ferramentas gratuitas para entender como anda o marketing de conteúdo de outros produtores que atuam na mesma área que você. Ou ainda para que você possa saber como andam as pesquisas sobre temas e conteúdos relacionados ao seu tema central.

A ideia é ir além do que está em alta dentro da sua área de atuação e do seu tema específico. É poder se inspirar no seu mercado, com o direcionamento do seu público alvo, com foco nas buscas que eles fazem e nas informações que eles consomem.

Com essas ferramentas, você pode pensar e repensar sua estratégia de divulgação de conteúdos e construção de relacionamento com a sua lista. Estar alinhado com os interesses do seu avatar faz com que seus conteúdos engajem.

Você verá que cada ferramenta tem uma particularidade, e que  elas podem ser uteis em diferentes situações, seja monitorando o seu desempenho no marketing digital, seja coletando dados sobre sua concorrência.

O ideal é usar uma combinação de duas ou mesmo três ferramentas conforme o que deseje investigar e monitorar. Assim construirá um mapa  do que produzir para atrair e engajar sua clientela, como diferenciar-se de sua concorrência e onde divulgar seus conteúdos para conseguir retorno efetivo de público qualificado.

Ferramentas de Monitoramento e Análise

Vem comigo conhecer algumas destas ferramentas.

  1. Alertas do Google  GoogleAlerts

Os alertas deixam você a par de tudo o que é publicado com relação aos seus concorrentes ou com relação a você mesmo. Basta que você defina palavras-chave que referenciem o seu mercado e você é avisado em seu e-mail.

 

  1. Google Keyword Planner    

É uma ‘ferramenta’ do Google Adwords, que pode ser usada na escolha google-keyword-plannerdo seu nicho e validação do seu mercado. Nela, você pode pesquisar ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios, receber o histórico de estatísticas, ver o possível desempenho de uma lista de palavras-chave e até mesmo criar uma nova multiplicando várias listas de palavras-chave.

 

  1. Google Trends 

google-trendsÉ uma ferramenta do Google que permite você identificar as pesquisas que os internautas veem fazendo acerca de um determinado termo. Com ela é possível visualizar as principais consultas e também as consultas crescentes sobre qualquer assunto, filtrando os resultados por país e estados, período de tempo, categoria e fontes de busca.

  1. InfiniGraphInfiniGraph

Ajuda você a compreender quais as marcas, produtos e conteúdo estão sendo compartilhados nas redes sociais pelas pessoas que te seguem. Com esses dados você poderá identificar o que seu público gosta.  A ferramenta também permite que você conheça outras tendências do seu setor e entenda melhor o seu público.

 

Open Site Explorer e SEMrush Foco na Concorrência

  1. Open Site Explorer

Aqui, vocOpenSite-Explorer-Imagesê tem acesso aos dados de PageRank, de autoridade, dos domínios e dos links de quem referencia seu site e da sua concorrência. Possibilitar a comparação de dados pode dar-lhe um diferencial na montagem de sua estratégia.

 

  1. SEMRushsemrush_logo_2_1000

 O foco desta ferramenta é entender o concorrente. Com base no ranking de palavras-chave e dados sobre a saúde “on-page” de seu site, você pode estabelecer o acompanhamento do seu mercado.

 

7. Socialcrawlytics  

Anasocial-crawlyticslisa o desempenho de compartilhamentos sociais a partir de um endereço. O Socialcrawlytics apresenta um relatório sobre como e onde o conteúdo foi partilhado.

8. BuzzSumoBuzzsumo-featured-logo

Apresenta a informação de forma concisa sobre o desempenho social de diferentes páginas num determinado domínio. Além de possibilitar pesquisa por tópicos sendo que a informação é facilmente filtrada por tipo de conteúdo e data.

9. Quick Sprout

guias-seo-oficiales-quicksproutEsta ferramenta desenvolvida por Neil Patel tem uma série de funções para análise de sites. A análise cobre palavras-chave, frases, número de links e análise de redes sociais, trazendo ainda informação alargada sobre que páginas geraram mais compartilhadas nas redes sociais.

E VOCÊ usa alguma ferramenta para fazer a análise do conteúdo mais consumido pelo seu público? Está por dentro do que realmente está no radar do seu cliente ideal? Analisa sua concorrência?

Estas informações podem ser estratégicas para o posicionamento e o crescimento do seu negócio. Os dados coletados permitem que você construa o seu diferencial, ao conhecer o desempenho dos seus concorrentes e analisar os conteúdos mais acessados e partilhados nas redes, você pode estruturar suas ações de marketing para criar relacionamento e diferenciar-se na abordagem em relação à sua concorrência.

Fortaleça sua presença perante o seu mercado, conheça seus concorrentes e parceiros e estudo o comportamento de seu público.

Quer saber mais? Acompanhe-nos pelo Facebook e  em nosso canal  do YouTube