Como fazer Seu 1º Lançamento Digital na Prática

O primeiro lançamento digital é quase uma prova de fogo.

Lançar é sempre um DESAFIO. Percorrer todos os passos de uma lançamento digital e efetivamente entrar em campo é para os FORTES. Exige muita dedicação, persistência e foco.

E, mesmo depois de estar em campo, permanecer em campo é um desafio diário. Nada pode dar certeza de que seguindo todos os passos, funcionará na prática tal como está na teoria.

NA PRÁTICA A TEORIA É OUTRA!

Cedo, você descobrirá que, se você simplesmente tentar aplicá-los, sem a devida adaptação, a tendência é DAR ERRADO. Mesmo havendo vários modelos e métodos, muitas vezes já testados e validados. O problema não está no MÉTODO, está em VOCÊ.

Talvez por isso muitos protelam tanto para fazer o SEU 1º LANÇAMENTO DIGITAL.

Bem… de uma coisa você pode estar certo. Não será pensando, repassando os passos e estratégias, estudando mais e mais, e fazendo vários cursos que o seu lançamento acontecerá. Muitas vezes é preciso mais que um empurrão. Lançar-se implica correr riscos, mesmo que calculados.

É necessário continuar, persistir, buscar saídas e soluções para os obstáculos que surgem. Testar sempre.

O MOMENTO CERTO é uma fantasia. FÓRMULAS funcionam em casos específicos e nada garante que o seu caso seja um destes. Não existe uma RECEITA DE BOLO. Existe sim muito trabalho, dentro de um passo a passo bem definido.

E se você conhece este PASSO A PASSO já está a meio caminho andado…

Então  “O que te impede de fazer o seu Primeiro Lançamento?”

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VOCÊ SABE O QUE É LANÇAMENTO DIGITAL?

Pois este pode ser seu primeiro motivo para paralisar… não saber o que deve ser feito.

Posso listar vários motivos diferentes que fazem com que as pessoas se paralisem diante do primeiro lançamento digital. E veja que isso ocorre mesmo que o lançamento esteja todo muito bem orquestrado:

  • Escolher e Criar uma Recompensa Digital
  • Produzir Conteúdo e/ou Desconhecer Estratégias de produção de Conteúdos
  • Desconhecer as Ferramentas de marketing digital
  • Falta de Dinheiro para investir em campanhas
  • Estar sozinho, sem poder contar com Parcerias
  • Falta de domínio de técnicas de gravação
  • Medo de se expor
  • Falta de tempo
  • ….
Se quiser posso listar tantos outros motivos. Afinal…

…é mais fácil arrumar uma desculpa do que produzir uma solução.

O negócio é simplificar todo o processo. Baby steps.

Pensar cada etapa individualmente. E como cada uma é interdependente das outras. À medida que avança nas etapas, foco na construção de relacionamento com a audiência… segmentação do avatar…. pesquisa com a concorrência…. atendimento de expectativas do seu cliente ideal.

Então… se é para simplificar, responda-me:

Qual o seu Propósito?

Sabemos que todos começamos com apenas um passo: O DESEJO DE EMPREENDER.

Quando VOCÊ resolveu empreender, certamente tinha algum objetivo em mente. Talvez tenha pensado que fosse mais fácil do que está sendo. OU, de repente imaginou que pelo simples fato de você ter se mobilizado para empreender que as coisas magicamente começariam a acontecer. Não existe MÁGICA neste processo.

Talvez este balde de água fria tenha caído logo no início, quando você ainda estava estudando e devorando todos os conteúdos que lhe caiam na frente, sem colocar nada ainda em prática. E descobriu que sozinho seria complicado, que o tempo era curto para aprender tudo e para começar a aplicar. E sem ter apoio algum, nada parecia mover-se.

Temos um lema:

“Juntos Somos Muito Mais”

Isso porque ao suprirmos as dificuldades uns dos outros, podemos avançar além de nossas capacidades e habilidades. Os compartilhamentos são realmente poderosos. Investimos na comunidade de prática do whatsapp, as trocas de experiências, as dúvidas compartilhadas e  a possibilidade de reunir várias expertises em um só lugar também contribui para a identificação de possíveis parcerias ou de potenciais trocas de serviços.

A partir daí, é preciso estudar e buscar conhecimento, assim como é preciso colocar em prática tudo o que se aprende.

Vamos trabalhar 3 pontos chave:

Estratégias – Conteúdos – Ferramentas 

1 . Quais ESTRATÉGIAS você vai usar em seu lançamento digital?

Primeiro, foco no seu negócio.. Trabalhar o nicho, segmentar o seu avatar, identificar os temas de maior interesse, mapear algumas dores, problemas, angústias, identificar expectativas… ver se tem concorrência para o seu negócio digital.

E quais são os passos que você vai seguir?

Antes de começar a produzir conteúdos ou fazer distribuição aleatória em redes sociais, você deve focar num conjunto de estratégias que possam orientar o seu lançamento digital. Ter um checklist neste momento te ajuda bastante.

Muitas vezes nos perdemos nas entrelinhas. E ter uma organização do que fazer e quando fazer pode ser a diferença em chegar a fazer um lançamento ou largar o lançamento no meio do caminho.

Nestas estratégias, seu foco está na formação de uma lista para pdoer começar a criar relacionamento. Quais as redes sociais usar? Que formatos e mídias trabalhará com os seus conteúdos?: Quais as preferências de sua audiência? E isso é só o começo para que possa organizar a SUA OFERTA.

2 . Como produzir CONTEÚDO relevante para sua audiência?

Se o seu Negócio Digital, Infoproduto ou Curso Online está fora de sua ZONA DE CONFORTO, ou fora de sua área de expertise, o primeiro passo é procurar um especialista. Evite comprar conteúdos, pois correrá o risco de adquirir conteúdos rasos e superficiais. Você deve imprimir sua identidade nos materiais.

Sua Audiência espera receber CONHECIMENTO de Você!!

A responsabilidade inicial é sua como produtor. E falo isso porque a sua audiência está acostumada com uma determinada linguagem, com uma forma de abordagem que é sua, você usa expressões, gatilhos e jargões que fazem parte do seu vocabulário.

Mesmo assim não se aperte que tenho aqui algo para te ajudar 21 Táticas Infalíveis que utilizo na Produção de Conteúdos dos meus Negócios Digitais.

Sua AUTORIDADE e POSICIONAMENTO são construídos com base na sua IDENTIDADE.

São estes detalhes que te conectam com sua audiência. É a forma como sua identidade fica impressa em seus materiais, copys e artigos. Sendo assim, o particpante dos seus cursos espera encontrar estas referências, as mesmas que vê nos vídeos, nas chamadas, nas headlines, nos seus e-mails…

O cuidado que se deve ter com a produção está na construção de conhecimento, evitando acúmulo de informações. Mesmo que todas as informações juntas façam sentido, desenvolver conteúdo é mais que simplesmente agrupá-las.

Quer uma DICA poderosa? Seja objetivo, vá direto ao ponto.

Não entregue tudo. Apenas indique a direção, apresente quando muito um roteiro. Conhecimento é dinâmico, precisa ter brechas para se expandir. Subestimar sua audiência pode ser um erro fatal.

Escolha um tema que seja foco para sua audiência. Daí… relacione com os assuntos que você aborda ou com os produtos e infoprodutos que comercializa. E depois, costure o tema estabelecendo um diálogo comsua audiência.

Existem técnicas de escrita, mas você precisa primeiro dominar o tema, conhecer sua audiência e estabelecer a forma como irá comunicar-se com ela.

3 . Quais FERRAMENTAS são essenciais para realizar seu 1º lançamento digital?

O Empreendedor Digital que está começando entusiasmadamente e começa seu primeiro, segundo ou terceiro curso de marketing digital, resolve colocar em prática e começa a ir atrás das ferramentas.

Isso se em algum dos cursos não lhe foi oferecida a fantástica combinação de ferramentas que resolveria todos os seus problemas.

Só que esqueceram de avisar que a ferramenta nem sempre é tão intuitiva e para quem não tem intimidade com as tecnologias digitais pode acabar muito mais perdido do que começou.

O que você precisa para começar?

…uma fanpage no Facebook,

….um canal no YouTube,

…uma ferramenta de e-mail marketing,

…uma ferramenta para montagem de página de captura,

…uma conta em um gateway de pagamento….

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Bem, aqui estou considerando o plano super básico, mas sabemos que isso é apenas o começo.

Somente ao definir seu nicho, segmentá-lo, limitando seu campo de atuação. E depois de fazer a definição do seu público-alvo, também escolhendo o perfil com o qual começará a atuar é possível definir o que irá realmente precisar.

E o uso destas ferramentas depende do tamanho da sua lista. Se você ainda está construindo uma lista, então é mais tranquilo, porque pode pensar no básico do básico.

Bem… se você não dialoga muito bem com as tecnologias o melhor é contratar um Ferramenteiro ou um Técnico ou uma Consultoria personalizada ou uma empresa de marketing digital para fazer com você todo este processo. Mas fique atento que AS ESTRATÉGIAS devem continuar sendo suas…. senão quem se perde no processo é VOCÊ.

É possível lidar com tudo isso sozinho.

Ferramentas como o LeadLovers foram desenvolvidas para simplificarem a vida do usuário. Este é o tipo de ferramenta tudo em um.

Mas este é apenas um exemplo… existem várias ferramentas que serão necessárias em etapas diferentes do seu lançamento digital. conhecê-las e escolher com antecedência o que você vai usar faz uma grande diferença. O ideal é você verificar o que está ao seu alcance neste momento para começar.

Minha dica é você dar uma olhada AQUI.  Disponibilizamos um INFOGRÁFICO com as principais ferramentas para o Seu Lançamento Digital. Afinal, você não precisa ser expert em tecnologias ou em análise de sistemas ou em programação para fazer sua escolha. Aliás muitas destas ferramentas foram desenvolvidas exatamente para você que está no ZERO a ZERO.

Então, foco!

O que você precisa?   Qual estágio você está?    Já testou as versões free para ver se a ferramenta é adequada para o seu caso?

E se não souber, não se acanhe, pergunte!

Verá que tem muito mais pessoas na sua situação do que você imagina.

Então voltando à nossa pergunta de partida: Por que você ainda não lançou?

Se é medo, vou dar-lhe um conselho, mesmo que não tenha me pedido um:

Vai com medo mesmo, porque caso contrário acabará desistindo antes de começar.

She is ready to run this race

EMPREENDER é um exercício diário. Desafiar-se a si mesmo. Sair da zona de conforto e enfrentar todos os seus fantasmas e obstáculos. Nem todos têm perfil empreendedor, mas é possível trabalhar estas características para poder moldar-se.

Vou lançar para você um desafio:

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