Bônus – Estratégias para turbinar o seu Lançamento!

Quais os tipos de Bônus e como usá-los para alavancar ainda mais o Seu Lançamento Digital?

Bom… você tem vários tipos de Bônus: para valorizar sua oferta, para complementar o produto, para valorizar sua participação, uma surpresa para quem adquirir seu produto agora, especial para quem ficar até o final de uma  live/webinário.

Independente do que pretende oferecer ao seu cliente, é certo que deve pensar em um bônus. Uma só, não! Alguns…

E aí começa nova saga…

  • Qual o melhor Bônus?
  • O que ele representa na oferta?
  • O que deve se melhor para oferecer?
  • O que pode atrair mais? O que interessa mais?
  • O que…..

 

Você já adquiriu algum produto só por causa do Bônus? Eu já!

Você já ficou insatisfeito com o produto por conta dos Bônus? Eu já!

Promessa não cumprida! Affffffff……. era só o que me faltava.

E ficar perdido em um mar de Bônus? Outro erro…

Para oferecer na medida certa, você precisa saber qual a função do bônus dentro da oferta. Se for apenas para empilhar Bônus… melhor não entregar mais nada….

Pensa bem…. Se a pessoa te entrega um caminhão de bônus…. juro que acabo por desconfiar da oferta. Afinal, se o produto é bom e faz o que promete, pra que preciso te dar mais outros tantos produtos e sub-produtos? Sei não…. fico ressabiada.

Vejo também que o bônus agrega se for casado com a oferta. Impossível um curso cobrir todas as expectativas. E algumas destas expectativas são transversais. Outras podem ser previstas. E ainda há aquelas que surgem quase que de surpresa… um efeito colateral inesperado (neste caso, só se o produtor for vidente. rsrsrsrsrs… nem tanto).

Ficamos acordados, então, que os bônus oferecidos na medida certa, são positivos, agregam mais valor e podem representar o UP que faltava.

Trabalhamos basicamente com 3 tipos de Bônus:

• Que Resolve Problema Futuro (ou uma Questão Futura);
• Que Quebra uma Objeção Específica;
• O Retorno do Rei.

 

Gift box with ribbon bow on laptop keyboard. 3d rendering.

Acredito que esses 3 tipos são suficientes  para fazer uma Oferta Irresistível.

Pode acreditar, por vezes, os produtores empilham bônus… São tantos e-books, palestras, aulas extras, materiais complementares… que termina o curso e o participante não consumiu metade dos bônus.

Bate um desespero!!!! Vou perder tudo aquilo!

Só que muitas vezes não sei nem pra que serve tanta coisa junta…. em especial quando são entregues todos de uma só vez ao final da oferta.

Ãhhhh!!! Boooommmmm….. este é um assunto pra daqui a pouco.

Como estava falando, tem os tipos de bônus…

Bônus que Resolve Problema Futuro (Ou será uma Questão Futura?!)

São ótimos para seu cliente antecipe uma possibilidade futura. Pois esse é o objetivo desse tipo de bônus. O cliente ficará atento aos resultados que pode vir a alcançar, visto que o bônus resolve um problema ou uma questão que só existirá se ele alcançar os resultados.

O gatilho deste bônus é mostrar ao seu potencial cliente de que você vai leva-lo a obter sim os resultados. Afinal você tem tanta certeza que oferece um bônus que soluciona um problema que ele não tem e que só terá se tiver resultados…

Pareceu confuso?! Vou apresentar para você alguns exemplos práticos.

Se seu curso é sobre emagrecimento, seu bônus que resolve uma questão futura pode ser: Série de exercícios localizados para que você fique com a “barriga sarada”. Ou se seu produto é sobre negócios digitais, seu bônus pode ser um curso sobre plano de negócios ou mesmo de abertura de empresa.

Ficou claro agora?

Este bônus resolve alguma questão que a pessoa venha a levantar após consumir seu produto ou serviço. Então olhe bem par ao seu produto e pergunte, quais problemas podem surgir assim que ele alcançar seus objetivos??? … o que não está no radar dele agora e que certamente pode ser um entrave futuro???

Estas perguntas podem ser chave para que encontre um bônus que se ajuste perfeitamente ao comportamento do seu avatar.

Hora de retomar o Estudo do seu Avatar e ver qual o comportamento dele enquanto consumidor, quais as suas expectativas…

Bônus que Quebra uma Objeção Específica

Quando você estava modelando seu produto, com certeza você levantou uma série de objeções que seu cliente ideal poderia ter em relação ao produto ou em relação ao mercado.
Agora é hora de usar esta informação a seu favor.

Por exemplo, você está oferecendo um curso de marketing em redes sociais e seu bônus é um curso específico de FaceAds, ou o bônus pode ser um curso para produção de conteúdos… ou uma aula sobre segmentação do perfil no Facebook.

Ou Seu infoproduto ensina a produzir videoaulas e seu bônus é um ebook com dicas para gravar vídeoaulas fantásticas sem precisar aparecer em frente às câmeras. Ou seu bônus pode ser um curso de como falar diante das câmeras em 2 semanas.

Isso não significa que este bônus precisa resolver toda e qualquer objeção. Creio que este ponto ficou claro. É uma e somente uma objeção que será quebrada com o bônus.

Só que o bônus precisa ser algo que realmente seja um problema. Porque só assim você cria algo relevante. Estabelece uma conexão com o cliente por meio da especificidade do seu bônus (que pode tornar-se um diferencial em relação a concorrência).

Então… depois de listar as objeções ordene por prioridade! Objeções chave! Aquelas objeções que realmente podem impedir seu potencial cliente de adquirir seu produto. Essas merecem um Bônus pra lá de especial.

Retorno do Rei

Este bônus é a cereja do bolo. Aquele que faz os olhos brilharem…

Lembra que no início do artigo falei que algumas vezes compramos alguma coisa pelo bônus e não pelo produto em si? Lembrou???

Esse tipo de bônus é o UAUUUUUUU que se torna mais desejado que o próprio produto… o seu cliente ideal acaba vendo que este bônus vale mais que seu produto principal… e posso garantir que se você está sendo suficientemente sincero com seu potencial cliente…. VALE MESMO…

Vale em valor agregado. Vale como investimento. Vale como entrega. Vale como estratégia de posicionamento de autoridade.

Nós entregamos na 1ª versão do Lançamento Digital na Prática um evento ao vivo, o Launch Day. E por que este bônus era a cereja do bolo?

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Porque no Launch Day

  • Nossos alunos têm a oportunidade de encontrar a nós 3, produtores do curso, ao vivo, dispostos a responder todas as perguntas e dúvidas,
  • Estruturamos uma dinâmica de trabalho em grupo única entre as equipes,
  • Aproveitamos as interações já existentes no virtual e trazemos todo o conhecimento que temos para fazer uma oficina que realmente dá resultado para os participantes,
  • Fazemos na prática o que o curso apresenta nas entrelinhas,
  • Mostramos que é possível organizar o seu lançamento de forma rápida e consistente… basta dar o primeiro passo.

Este é o bônus que vale todo o investimento e muuuuiiiittttttoooooo mais…

Os bônus são o confeito do seu curso, complementam, resolvem questões, fazem os olhos brilharem, mas podem descaracterizar o produto se não estiverem alinhados com o perfil do público alvo.

Lá vem esse Avatar me perseguindo de novo.

Isso mesmo! Independente do tipo de bônus que você vá oferecer, o ele deve responder:

  • É algo que interessa ao seu Avatar?
  • É alguma solução para algo que seu Avatar precise?
  • Se o ele não for entregue, fará alguma diferença?
  • Agrega valor para o produto ou é apenas mais um?
  • Está alinhado com o seu produto/serviço?

Poderia colocar várias perguntas aqui, mas com estas você consegue perceber que o importante é não enrolar seu cliente e sim fazer com que parece que você leu os pensamentos dele no momento de definir os bônus.

Por isso, escolher corretamente quais os bônus você vai usar na sua Oferta é algo muito importante.

Agora é com você! 

Defina seus bônus e inclua na sua oferta, de forma a valorizar o que você traz como adicional e de forma a valorizar também o produto da entrega.

 

 

 

Enfim… se você quer ir um além… assista essa Aula Gratuita sobre como fazer o seu Primeiro Lançamento Digital, conseguir Clientes pela internet e alavancar o seu Negócio Online (sem ter que investir uma fortuna!). 

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