Público-alvo e Avatar: 9 Informações para Identificação

Você sabe para quem você vai vender? Escolheu seu público-alvo? Dentro de um nicho encontraremos vários perfis de compradores, qual é o seu foco?

O SEU produto pode atender a diferentes perfis, mesmo assim é preciso que escolha somente um perfil para poder direcionar toda a sua ação.  E dentro deste perfil escolha UMA única pessoa para quem você venderia.

Ser especifico não é fácil, isso já vou lhe avisando. Então não adianta reclamar. Mesmo assim é necessário que consiga visualizar com clareza a pessoa escolhida. Quanto mais específico, maior a chance de você acertar.

SEGMENTAÇÃO é a palavra chave para poder identificar o seu Avatar. Pense em alguém que você conheça e que possa ser seu alvo. E dê um nome e uma história. A segmentação é a chave para a identificação de sua audiência.

Você pode até duvidar de mim neste momento, mas estou seguramente economizando seu tempo e seu dinheiro. Se ampliar demais o perfil do seu Avatar não conseguirá oferecer o que seu Avatar realmente precisa e não saberá ao certo o que ele quer.

Entendeu o tamanho do problema que você terá?

Então, como quero que você faça um lançamento bem direcionado, vou dar para você o caminho para poder registrar seu Avatar. Documentar os dados deste Avatar, é o ponto de partida para delinear de forma precisa seu público-alvo.

1 . DADOS PESSOAIS

Aqui você vai personalizar o seu Avatar. Nome, idade, sexo, estado civil, profissão, local de trabalho provável, grau de instrução, local onde mora (não precisa inventar um endereço, mas identificar uma classe social).

2 . PERSONALIDADE

Aponte os gostos e desgostos, jeito de ser, informações que julga relevantes para compreensão do comportamento do seu Avatar. Importante buscar a base para seus interesses e desejos, porque aí conseguirá mapear suas intenções.

3 . EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL E PESSOAL

Preciso que você pense nos possíveis hobbies, atividades de lazer, como ele gasta seu tempo livre (o que ele vê, o que ele ouve, o que ele lê) e qual o seu histórico de trabalho.

4 . PROBLEMAS QUE ENFRENTA

Você precisará apontar as dores do seu Avatar. O que ele precisa e por que ele precisa? Qual a solução procura para seu problema? Quais as implicações nos outros campos da sua vida? O que ele estaria disposto a fazer para eliminar estes problemas?

5 . MEDOS, OBSTÁCULOS e DESAFIOS

Se você vai resolver algum problema específico deste Avatar precisa entender seus medos, obstáculos e os desafios que ele enfrenta. O comportamento dele no momento da compra ou da aquisição de um produto ou serviço segue um padrão. Para entender este padrão, você precisa conhecer as dificuldades deste Avatar, para saber como ele toma suas decisões.

6 . EM QUE VOCÊ PODE AJUDAR

Agora que você conhece seu Avatar poderá começar a pensar em como poderá ajudá-lo com seu problema. Você só precisa se lembrar de primeiro oferecer o que ele QUER, para depois oferecer o que ele PRECISA. Desde sempre esta é a base do comportamento de compra, as pessoas estão menos propensas a comprar o que elas realmente precisam.

7 . EXPERIÊNCIA ONLINE

Pensa comigo, se você está disponibilizando seu produto ou serviço online, precisa saber o comportamento do seu Avatar na internet. O que ele faz quando está conectado? Quanto tempo ele se conecta? Navega ou realiza atividades a trabalho ou somente por lazer? Quais os dispositivos ele usa e quais aplicativos possui? A relação que seu Avatar tem com as tecnologias de comunicação online serão determinantes para o sucesso da sua proposta junto a ele.

8 . OBJETIVOS / METAS

Você consegue sintetizar os objetivos que seu Avatar pretende alcançar e para os quais precisaria de seu produto ou serviço? Então pense, por que seu Avatar procuraria seu produto ou serviço? Veja, não adianta somente saber as intenções dele é preciso prever a urgência com que precisa resolver seu problema e o quanto ele está disposto a investir. É neste momento que a dor e o desejo se convergem. É a oportunidade que você tem de fechar um negócio com seu Avatar.

9 . DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO

Como você já conhece muito bem seu Avatar e consegue estruturar toda a sua AÇÃO, é chegado o momento de olhar em volta e verificar se seu Avatar corresponde àquela parcela do público que será seu alvo neste primeiro momento. Lembre-se que seu nicho possui vários perfis, e seu produto ou serviço pode atender a perfis diferentes, mas perfis diferentes demandam ações diferenciadas.

A definição do Avatar e o momento mais importante da estruturação de toda sua ação de marketing e da modelagem do seu produto e serviço. Seu público não irá consumir o que você quer que ele consuma, ele irá consumir o que estiver no campo de seus desejos, anseios e que neste processo atender ás suas necessidades.

ATENÇÃO: Muitos negócios fracassam, até mesmo antes de começar, por não estarem alinhados com seu público, por não ter um público bem segmentado, por não dar a especificidade adequada. O sucesso está na construção de relacionamentos e este começa exatamente onde termina a compra do seu produto ou contratação de seu serviço.

Pense bastante!!! Faça uma, duas, três vezes, pesquise, pergunte aos seus seguidores, investigue seu provável Avatar. Desejo que você acerte de primeira, mas saiba que às vezes nos surpreendemos e precisamos nos adaptar aos resultados!

 

Até o próximo! Se você ainda não leu “5 pontos essenciais na identificação do seu nicho no mercado digital” este é o momento. Assim terá a informação que precisa para dar o próximo passo.

Se gostou deste texto, deixe seu comentário. Você me ajudará a escrever artigos que possam ajudá-lo na construção, estruturação e lançamento do seu próximo negócio digital.