9 Vantagens de se ter um Negócio Digital

Abrir um negócio digital tem sido considerada A OPÇÃO para muitas pessoas enfrentarem a crise que arrastou nosso país.

Construir um negócio digital pode ter inúmeras vantagens. E é sobre isso que vou tratar aqui.

Se voltarmos um pouco atrás e pensarmos na situação econômica, começaremos a entender mais sobre todas estas vantagens. Muitos dos negócios físicos não resistiram às oscilações que o mercado. Estes negócios vêm sofrendo e muitos tiveram que fechar as portas.  E com isso foram ondas contínuas de demissões.

Tudo isso fez com que os modelos de negócios sofressem modificações.

“Sobrevive aquele que melhor se adapta”

(hummmmmm…. acho que foi Darwin que falou algo neste sentido!).

E pensando bem, ter um negócio digital pode representar um rompimento com o modelo tradicional de se fazer negócios. Mais que uma estratégia, investir em um negócio digital pode ser a diferença entre quem permanece no jogo e quem precisará se reinventar para permanecer nele.

Se você está ainda pensando em abri seu negócio digital, tenha o foco nestas vantagens. Garanto que algumas delas são particularmente sedutoras, mas não se engane! Assim como qualquer outro negócio, ter um negócio digital exige…

…dedicação,

…persistência,

…FOCO,

…investimento pessoal de tempo e de dinheiro…

e muitooooooooooooo trabalho.

Não quero que se iluda achando que é fácil, quero que acredite que é possível!

O diferencial entre ter um negócio físico e um negócio digital pode estar nas entrelinhas de cada uma destas 9 VANTAGENS DE TER SEU NEGÓCIO DIGITAL.

(1) FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS

Aposto que você já viu uma grande quantidade de chamadas falando da possibilidade de se trabalhar somente poucas horas por dia ou viver em ritmo de férias contínuas…. É tudo uma questão de ponto de vista.

Ter um negócio digital dá a você a flexibilidade de estabelecer horários de trabalho. Seja pela manhã, ou à tarde, ou à noite…. dias alternados… ou dedicar-se durante o final de semana…

Esta flexibilidade permitir que você organize tooodddaaasss as suas outras atividades do seu dia. Sua vida não precisa girar em torno do trabalho.  Mas antes de programar férias e ocupar todo o seu dia com lazer e diversão….

Estude o tempo que você gasta para fazer as suas atividades profissionais. Planeje quais os melhores horários para se dedicar a estas atividades. Invista em PRODUTIVIDADE. Valorize cada minuto de seu dia!

(2) MOBILIDADE

Trabalhar de onde quiser na hora que você preferir é o sonho de muitos… Para quem trabalha com um negócio digital, esta é a realidade. Ter mobilidade, poder ir e vir sem precisar estar fixo em um ponto, uma sala ou um escritório para poder gerenciar e realizar suas atividades.

Hoje, no mundo, a venda de smartphones já é mais que o dobro da venda de notebooks e similares. As pessoas andam com seus computadores de bolso…

O grande bônus do smartphone é poder telefonar….

E quem precisa de telefone com tantos outros aplicativos que tornam possíveis ligações em vídeo, em que se pode ver e ouvir a pessoa, em tempo real.

Neste ponto, as tecnologias avançam décadas em meses. Com o armazenamento de dados em nuvens, com os principais softwares acessíveis via web (sem necessidade de instalação), com tecnologias de informação e comunicação de ponta diretamente no seu bolso… Do que mais você precisa?

É só fazer as malas e ganhar o mundo.

Ter um negócio digital é poder viajar para onde quiser, pelo tempo que for e ainda assim conseguir manter o negócio em funcionamento e em processo de crescimento. Para ficar de olho em tudo o que está acontecendo basta garantir que, para onde quer que você vá, tenha acesso à internet.

Mas ATENÇÃO!!! Vivemos em um lugar onde falar em qualidade da internet é uma piada! Temos uma das piores conexões de internet do mundo (tanto móvel e fixa!) e isso é um fator que pode ser um dificultador para o seu Negócio.

Tenha em mente que é preciso se preparar bem para não sofrer com isso…

  • Escolha bons planos de internet fixa e móvel. Contrate a maior velocidade possível de internet da sua região (atenção a velocidade de UPLOAD! Ela será tão importante quanto a de Download). Plano de internet móvel 4G.
  • Programe-se quando for viajar: se existe internet pra onde você vai, se pega 3G ou 4G, franquia de dados,…
  • Tenha um plano de contingência. Se possível tenha mais de um tipo de conexão (no mínimo uma fixa e uma móvel)
(3) CUSTO INICIAL DE INVESTIMENTO REDUZIDO

Começar um negócio do ZERO e sem gastar NADA cheira a propaganda enganosa. 

Todo negócio tem um custo inicial, custo de manutenção, custo de operacionalização, custo de investimento…. pois no mínimo você está investindo seu TEMPO, sua dedicação e seu FOCO para que seu negócio esteja em movimento.

A questão é que ter um negócio digital sai muito mais barato do que ter um negócio físico.

O investimento inicial para se ter um negócio online é sensivelmente menor. É possível começar dimensionando gastos e investimentos de acordo com o seu bolso.

Para começar, você precisará:

  • de um domínio
  • um serviço de hospedagem
  • uma logo e tempo para produzir conteúdos de valor para seu público.
  • um computador
  • um celular (que lhe servirá de câmera)
  • acesso à internet…
É possível começar por aí!

E guardar para investir em tráfego, para trazer pessoas para sua lista.

E você não precisa inicialmente de mais ninguém, pode ser sua própria EUquipe.

Bemmmmm…. neste caso, precisa investir um tempinho para dominar as tecnologias, se esta não for sua área….  O que quero dizer é que um negócio digital para começar depende muito mais de você do que dos seus investimentos financeiros.

Já se for um negócio físico, a história muda…

…e se você não sabe…

…nem queira saber,

….porque você já começa com inúmeras dívidas…

…e com capital comprometido mensalmente,

…sem nem saber ainda se o negócio vai vingar.

Por isso assistimos ao fechamento constante de micro e pequenas empresas. Uma das razões está aí! Gestão financeira!

(4) ESTRUTURA ENXUTA

E se o meu negócio digital possibilita que eu trabalhe de onde quiser e nos horários que melhor me convier, posso também COMPACTAR a estrutura deste meu negócio.

Nada de ter escritório, espaço para receber pessoas, ou para guardar equipamentos e materiais…. fazer estoques nem pensar!

Ter um negócio digital oferece a facilidade de você poder levar praticamente todo o seu negócio dentro de uma mochila para onde quer que você vá.

 

E em todos os lugares que você for, hoje temos disponível espaços de COWORKING.

Espaços em que podemos alugar sala, equipamentos e tudo o que precisa para reunir-se com clientes ou membros da equipe… ou mesmo para mudar de ares e trabalhar fora de casa. rsrsrsrsrsrs……

Estes espaços resolvem o problema de não se ter um espaço físico para o seu negócio. O melhor é que você ainda pode conseguir um endereço comercial e outras funcionalidades específicas de um espaço comercial, como secretária, por exemplo.

Pois é…. a vantagem é que na maioria das vezes o seu negócio nem vai precisar de ir tão longe. Você poderá utilizar-se de um escritório virtual. Ou mesmo manter sua estrutura super enxuta dentro da sua mochila, usando seu espaço de casa ou de um café.

(5) EQUIPE DESCENTRALIZADA

Aqui está um ponto importante.  Um negócio digital pode ter uma equipe descentralizada, motivada e ativa, mesmo sem estar embaixo dos seus olhos.

Trabalhar na internet permite com que eu trabalhe com qualquer pessoa de qualquer lugar. Não preciso ficar restrito aos profissionais que encontro em minha cidade ou no meu bairro ou próximos a mim.

Minha equipe também ganha o mundo!!!

Posso construir uma equipe com os profissionais que preciso independentemente de onde eles estejam.

Se as entregas são feitas via repositórios na nuvem,se todos os nossos contatos podem ser feitos com áudio, vídeo e compartilhamento de tela usando um dos inúmeros aplicativos com estas funcionalidades….

Até grandes empresas em adotado sistemas de homeworking para que seus funcionários tenham maior qualidade de vida.

Para dar este passo, o importante é realizar uma boa gestão, ter um plano de ação eficiente. As ações entre os membros da equipe são por vezes interdependentes e por isso é necessária uma equipe COMPROMETIDA, com FOCO!

(6) ESCALABILIDADE

Um negócio digital tem potencial para ser escalável e alcançar maior capilaridade. ãhhhhhhhh…. Isso mesmo.

Se fosse um negócio físico…. você dependeria de muito investimento em infraestrutura física, tecnológica e de pessoal. Num negócio digital, esta infraestrutura é maleável. Existe uma possibilidade maior de expansão a baixo custo.

Então ter ESCALABILIDADE e CAPILARIDADE depende do negócio em si e de VOCÊ.!

Digo que depende do negócio, porque ao escolher seu NICHO de atuação e mapear o PERFIL do seu PÚBLICO, você precisa estar atento para escolher um mercado que possibilite atuar em escala.

Depois alcançar capilaridade depende do seu raio de ação, da autoridade que você constrói nas redes sociais, na qualidade de seus produtos e serviços. Na internet, estes limites são expansíveis!!!

Verificar estas características é fundamental para o crescimento do seu negócio.

Basta pensar que se você escolher um nicho muito restrito ou que tenha um público extremamente limitado, seu negócio acabará não indo para frente, ou melhor para lugar algum.

(7) FLEXIBILIDADE DO NEGÓCIO  

Negócios físicos possuem pouca flexibilidade, em especial quando ainda são micro e pequenos negócios. Dependem de altos investimentos para flexibilizar.

Já o negócio digital tem um alto grau de adaptabilidade….

  • Seja com acréscimo ou modificação de produtos e serviços prestados.
  • Seja com modificação da empresa e do tamanho da empresa.
  • Seja na forma de organização.
  • Seja no layout e design de páginas, sites, fanpages e espaços de conexão entre você e sua audiência.

Esta alta flexibilidade garante maior “jogo de cintura” aos empreendedores digitais. E sem a adaptabilidade dificilmente os negócios digitais sobreviveriam muito tempo.

Sim!!! O mercado digital está sempre em movimento. Sempre em mudanças que dependem de um ajuste aqui outro ali.

A audiência é bombardeada de dados por todos os lados… e aquele que consegue diferenciar-se, sair na frente e apresentar novidades acaba melhor se posicionando e conquistando novos espaços e públicos.

É neste jogo que temos a chance de inovar continuamente e estar sempre atentos ao que nossa audiência deseja. Trabalhar com as dores e desejos, num jogo de interesses mútuos em que todos podem sair ganhando.

(8) ATENDIMENTO PERSONALIZADO

A personalização do atendimento passou a ser uma demanda de mercado. Só que isso se torna mais evidente nos negócios digitais.

Aposto que você fica muito mais satisfeito quando recebe um e-mail com seu nome, ou quando a pessoa apresenta uma solução que está exatamente “o seu número”. O mercado digital é muito mais exigente neste sentido.

Atendermos com foco em nichos e públicos bem específicos.

Este formato de atendimento possibilita o desenvolvimento de produtos e serviços quase que sob medida.

As configurações de e-mail marketing e autoresponder permitem que você estabeleça uma comunicação individualizada com seu cliente.

 

Agora só consigo me lembrar das ações de remarketing e dos testes do Facebook. Ambos parecem ler o que você está pensando.

Nada como tecnologias de rastreamento, além de estratégias de tagueamento e de lead score. Tudo muito bem posicionado e estrategicamente desenvolvido para poder conhecer mais e mais sobre cada um que acessa a internet.

Estes dados valem OURO no desenvolvimento e na oferta de produtos e serviços. Você não apenas personaliza o atendimento, mas no seu negócio digital você entrega exatamente o que o cliente quer, da forma que é mais confortável para ele receber.

(9) AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO

É aqui que você consegue ganhar tempo, otimizar seus processos, estabelecer comunicação personalizada e assertiva e ainda aproveitar sua vida de forma saudável e harmônica com o seu negócio digital.

Todo negócio em seu surgimento demanda muito trabalho. Exige estratégia, gestão e operacionalização.

Uma combinação de conhecimento – habilidade – atitude que faz com que o negócio aconteça.

No início, o tempo é consumido num piscar de olhos, tantas são as ações e atenções pelas quais somos demandados.

Até aqui tenho certeza de que concorda comigo.

 

Porém ganhamos do negócio físico por podermos automatizar a quase totalidade dos processos. Isso considerando que ter um negócio digital não é preencher agenda.

Lembra… agenda lotada não é escalável!

A automatização do processo dá trabalho. Você vai investir na construção das sequências dos e-mails, nos testes de funil, na construção de conteúdos para disponibilização gratuita…. mas depois de tudo pronto a máquina gira de forma automatizada.

Claro que demandará ajustes. E estes certamente serão em número bem menor que construir tuuuuuddddoooo novamente.

 

Poderia continuar explorando algumas outras vantagens. Ou combinação destas vantagens.

Trabalho no digital há pouco mais de 15 anos e posso dizer que as vantagens superar desafios e desvantagens. Tá certo que o empreendedor digital vê sempre o copo um pouco mais cheio que a maioria. Não tenho do que reclamar.

Todo negócio tem seus riscos, mas em um negócio digital os riscos são minimizados…

Seja pela flexibilidade e adaptabilidade,

….seja pela escalabilidade e potencial de capilaridade,

….seja pela personalização que permite maior aproximação com a clientela, desde o momento em que são apenas visitantes…

E você? Já pensou em ter seu negócio digital? Ou migrar seu negócio físico para o digital?

Taí, na Academia de Negócios Digitais pensamos exatamente nestes pontos iniciais que podem ou não se tornarem gargalos no processo. Cada nicho e cada público tem suas particularidades, saber lidar com elas é um diferencial cujas portas o digital abre para nós.

O importante é ir direto ao ponto, sem rodeios.

Convido você a conhecer nossos cursos e trilhas!