15 Ferramentas Poderosas (e Gratuitas) para Produzir e Fazer Curadoria de Conteúdo

Produzir e fazer Curadoria de Conteúdo não é apenas pesquisar na internet e escrever textos para o seu Blog ou redes sociais. Você precisa ter várias habilidades e dominar diversas ferramentas.

Precisa ler muito e conhecer sobre diversos assuntos. É preciso…
  • Organização
  • Dominar a língua portuguesa (e até outras línguas)
  • Aplicar técnicas de Marketing Digital
  • Conhecer um pouco de Storytelling
  • Noções de Design
  • Ter um Felling apurado
  • Estar antenado nas Tendências do Mercado
  • Ter um olhar investigativo e curioso
  • Saber lidar com a Produtividade

Nossaaaa,… é muita coisa!

E vamos combinar:  não dá para executar todas essas tarefas no papel ou usando aqueles softwares jurássicos , não é.

Ou vai me dizer que você ainda usa aquele velho Caderno, Notepad, Bloco de Notas, Paintbrush,…?

Fala sério, né!

Já tá mais que na hora de dar um Upgrade nos seus aplicativos e softwares, e sair da época da pedra lascada.

Pra te ajudar nesta tarefa árdua, reunimos neste artigo 15 Ferramentas Poderosas (e GRATUITAS!) para você Produzir e fazer Curadoria de Conteúdo.

Todas essas ferramentas nós utilizamos no dia aqui da NDNP e estão mais do que testadas e aprovadas pela nossa equipe. Com certeza elas vão te ajudar e muito na Organização, Planejamento, Curadoria e Produção dos seus Conteúdos.

Então confere aí e comece já a baixar e instalar no seu Notebook e Smartphone 😉

Dividimos o processo de Produção e Curadoria de Conteúdo em 3 etapas:

Organização das ideias:

Nesta etapa, você vai levantar os temas possíveis, fazer brainstorming com sua equipe, montar um cronograma de produção, definir quem faz o que,…

Para esta etapa, a nossa sugestão é você usar os seguintes softwares:

mindmeister

O MindMeister é uma ferramenta online de mapeamento mental. Com ela, você captura, desenvolve e compartilha suas ideias visualmente. Possui uma versão gratuita que permite a colaboração em tempo real, porém você só pode criar até 3 Mapas Mentais. A boa notícia, é que as versões pagas são bem baratinhas (a partir de U$3 por mês!).

Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos fácil de usar e incrivelmente flexível. Ele permite personalizar as colunas e adicionar cartões para tarefas, determinar responsáveis, categorizar, definir prazos, anexar documentos e uma série de outros recursos muito úteis. E o melhor: totalmente GRATUITO!

Google Agenda

 O Google Agenda é uma ferramenta que funciona tanto como calendário quanto como agenda online. Nele é possível agendar compromissos em dias específicos – como postagens, por exemplo – e criar uma Agenda Editorial, algo bastante importante. Aproveite para também fazer o compartilhamento de tarefas e lembretes agendados com a sua equipe. Assim todos ficam atualizados sobre o que está acontecendo.

 

Pesquisa e Planejamento:

Nesta etapa, você vai começar a fazer o levantamento das necessidades do seu Público, identificar as principais palavras chave do conteúdo que você quer produzir, pesquisar artigos, posts, texto,… que estejam relacionados ao seu tema. Pode-se dizer que é aqui que a Curadoria de Conteúdo realmente começa. Sendo assim,  nossa sugestão é você usar os seguintes aplicativos/softwares:

Buzzumo

O Buzzsumo apresenta a informação de forma concisa sobre o desempenho social de diferentes páginas num determinado domínio. Além de possibilitar pesquisa por tópicos sendo que a informação é facilmente filtrada por tipo de conteúdo e data. Basta digitar uma palavra ou uma frase, e Buzzsumo vai mostrar os posts mais populares em toda a web que contêm essa frase.

Antes você deve fazer uma boa pesquisa de palavras-chave. A Curadoria de Conteúdo começa aqui.

google-keyword-planner

O Google Keyword Planner é uma “ferramenta” do Google Adwords, onde você pode pesquisar ideias de palavras chave e de grupos de anúncios, receber o histórico de estatísticas, ver o possível desempenho de uma lista de palavras chave e até mesmo criar uma nova multiplicando várias listas de palavras-chave.


semrush

O foco do SEMRush é entender o concorrente.  A ferramenta  ajuda a analisar o desempenho do seu conteúdo e do conteúdo de seus concorrentes. Assim você pode entender como você se posiciona em relação à eles. E poder estabelecer o acompanhamento do seu mercado.

Obs: Quer saber mais sobre ferramentas que ajudam a descobrir o que o seu público lê e consome na internet e espiar o que a sua concorrência está fazendo? Então dá uma olhada neste Artigo: 9 Ferramentas para Analisar o que seu público consome e o conteúdo da sua Concorrência

 

Fique Atualizado!

Insira o seu nome e email abaixo para receber gratuitamente nossos conteúdos exclusivos!

 

pinterestO Pinterest é uma rede social baseada no compartilhamento de fotos, banners e ilustrações informativas. Diferente do Instagram, o Pinterest não possui um foco pessoal e é voltado mais para a reprodução de imagens de conteúdo. Nele é possível, ainda, associar à imagem postada a um texto. É um excelente repositório de ideias para infográficos.

 

flipboard

No Flipboard, você consegue reunir em um só lugar, todos os temas e redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Instagram,…) de seu interesse com um formato muito clean e fácil de usar. Também permite que você crie suas próprias revistas eletrônicas organizadas conforme seus tópicos favoritos.

Não basta fazer escolhas é preciso segmentá-las.

feedly

Similar ao anterior, o Feedly ajuda bastante e economiza um dos seus recursos mais preciosos: o tempo. Se trata de um leitor de RSS multiplataforma, estando disponível para IOS, Android, Chrome e Firefox. Com o Feedly, é possível agrupar diversas fontes de informação, como canais do Youtube, Podcasts, blogs, Tumblr, entre outros. Tudo isso disponibilizado num layout amigável que se assemelha a uma revista eletrônica.

 

scoopit O Scoop.it é uma ferramenta que serve para construir a sua própria informação por meio de pesquisas por meio de palavras chave diferentes. Você pode procurar por temas de interesse, selecionar o conteúdo, salvá-los por categorias e compartilhar o que achar mais interessante em suas redes sociais.

 

pocketCom o Pocket, você tem um sistema de favoritos onde é possível salvar sites, vídeos, artigos e outros materiais para ler ou assistir depois, ajudando com a organização de todo o conteúdo com que você se depara todos os dias. Você pode separar seus conteúdos salvos por tags, o que ajuda bastante na organização também.

 

Redigir, Revisar e Diagramar:

É chegada a hora de começar a escrever, diagramar e revisar seu texto. Nesta etapa, é fundamental ter ferramentas que ajudem na colaboração, facilidade de uso, segurança do dados (preferencialmente salvas na nuvem) e que seja acessível em diferentes dispositivos (Notebook, Smartphone, Tablet,…). E para essas tarefas nossas sugestões são:

evernoteCom o Evernote é possível guardar, de maneira organizada e estruturada, todas as informações pertinentes ao conteúdo que você vai produzir. Além de armazenar as informações, na forma de notas e cadernos, o Evernote também proporciona a criação de lista de tarefas a cumprir.  Disponível em praticamente em todas as plataformas (Windows, Android, IOS e Mac).

 

google-docs

O Google Docs é o aplicativo online grátis mais enxuto que existe para redações web. Rápido e com muitas funcionalidades. Se você está acostumado com o Microsoft Word, certamente vai gostar do Google Docs. E ele tem uma grande vantagem: a colaboração em tempo real na edição e revisão do texto. Isso facilita muito o trabalho em equipe e a distância.

Lembre-se de que o design é um diferencial!

canva

O Canva é uma plataforma digital e gratuita para confecção de imagens, edição de fotos e criação de material gráfico. É uma ferramenta extremamente simples de usar, não necessitando de nenhum conhecimento prévio avançado em editoração de imagens ou algo do tipo. Basta acessar a plataforma e começar a criar, com base nas imagens disponibilizadas no site.

 

sinonimos

É importante que no texto você evite repetições, pois elas podem estragar completamente o estilo do texto, provocando cansaço visual e até confusão no leitor. Por isso, é fundamental variar certos termos para que isso não aconteça. Nesta hora, o melhor é recorrer ao Dicionário de Sinônimos. Ele contém uma base de palavras considerável e que nunca vai te deixar na mão!

Aqui você vai encontrar apenas algumas sugestões!

Essas são sugestões de Aplicativos e Softwares que você pode usar para Produzir e fazer Curadoria de Conteúdo. Nós fizemos a nossa escolha. E você?

Existe por aí uma centena de outras opções (Gratuitas e Pagas) que você pode testar e usar na hora de escrever textos, pesquisar artigos, palavras-chave, ideias,…

O importante é que você consiga através dessas ferramentas ser mais Organizado e Produtivo. E que possa usar e abusar de toda a tecnologia que temos atualmente.


Um pouco mais sobre Produção de Conteúdo…

Agora foi falar de outro ponto muito importante na hora de Produzir e fazer Curadoria de Conteúdos: são as Estratégias. Existem diversas formas e técnicas para você criar conteúdos que engaje e encante o seu Público Alvo.

No Curso Estratégias de Produção de Conteúdos 2.0, você vai aprender a produzir conteúdos para diferentes Mídias Sociais. Mesmo que você seja um iniciante nesta área!

epc2

Nele são apresentadas estratégias para escrever, roteirizar, quebrar e multiplicar conteúdos de maneira simples e direta. Tudo fica simples quando se tem um passo a passo estratégico.

Confere lá 😉